terça-feira, 2 de agosto de 2011

COMO GERENCIAR OS PENSAMENTOS?

            Uma excelente técnica para gerenciar os pensamentos é fazer o D.C.D. (duvidar, criticar, determinar). Essa é uma técnica que estrutura e fortalece a liderança do “eu”.        Ela se constitui de três pilares: a filosofia, que é a arte de duvidar; a psicologia, que é a arte da crítica; a área de recursos humanos, que é a arte da determinação.
1- DUVIDAR - Tudo em que você crê o controla.  Duvide de tudo em que você crê e que o perturba. A dúvida é o princípio da sabedoria. Duvide de que você não consiga superar seus conflitos, suas dificuldades, seus desafios. Duvide das mentiras dos seus pensamentos negativos. Não acredite neles.
2- CRITICAR  - Critique cada ideia pessimista, preocupação excessiva e pensamento antecipatório. Cada pensamento negativo deve ser combatido. Treine-se a não se perturbar pela manhã. Seu “eu” tem de deixar de ser passivo, tem de criticar seus pensamentos que induzem culpa e preocupação. Viva o presente e não o amanhã. Pense no amanhã apenas o suficiente para se planejar.
3- DETERMINAR -  Após duvidar e criticar, determine ser alegre, seguro, forte. Determine não ser escravo dos seus conflitos. Decida ter encanto pela vida, contemplar o belo, lutar pelos seus sonhos. Proclame isso no palco da sua mente.
Retirado do livro: "12 semanas para mudar uma vida" - Augusto Cury

Nenhum comentário: