sábado, 27 de agosto de 2011

COMO SURGEM AS EMOÇÕES - OS SEGREDOS DA MENTE MILIONÁRIA

       Veja só que interessante! Augusto Cury explica como surgem as emoções da seguinte forma:  “Toda vez que você tem um sentimento, produziu, antes, um pensamento; ainda que não tenha percebido. O processo de construção de pensamentos e emoções é rapidíssimo, não temos consciência dele.” É mais ou menos assim que acontece:

O ESTÍMULO (ou estímulos) DISPARA O GATILHO DA MEMÓRIA, QUE ABRE UM GRUPO DE ARQUIVOS, CHAMADO DE JANELA DA MEMÓRIA. ESSA JANELA É LIDA E PRODUZ PENSAMENTOS QUE TRANSFORMAM AS EMOÇÕES. TUDO ISSO EM MILÉSIMOS DE SEGUNDOS.
(Para entender melhor, leia: “como surgem as emoções e como administrá-las”.)
      Agora, observe o que Harv Eker (autor do livro: “Os segredos de uma mente milionária”) fala sobre esse processo. Ele vai um pouquinho além e usa esse conhecimento para reforçar suas ideias. Ah!...E, a propósito, já estou na metade do livro e ficou claro que o tempo todo ele fala sobre a “Lei da atração”. Se você nunca ouviu falar nisso, é interessante ficar por dentro e analisar. Sugiro que você leia o livro: “Muito Além do Segredo” de Ed Gungor. Mas, deixando isso de lado, é interessante onde esse autor consegue chegar! Acompanhe o raciocínio:

QUAL É E COMO SE FORMOU O SEU MODELO DE DINHEIRO?

         Nos programas de rádio e de televisão de que participo nos Estados Unidos sou conhecido por fazer a seguinte afirmação: “Em cinco minutos posso prever o futuro financeiro que você terá pelo resto da sua vida.”
         Como? Numa rápida conversa com uma pessoa, consigo identificar aquilo que chamo de seu “modelo” de dinheiro e de sucesso. Todos nós temos um plano de dinheiro e de sucesso inscrito no subconsciente. É esse modelo, mais do que todas as outras coisas combinadas, o que determina nosso futuro financeiro.
         E o que é o modelo de dinheiro? Vou fazer uma analogia com o projeto de uma casa, que é o plano, ou o desenho preestabelecido, para aquela construção. Analogamente, o modelo de dinheiro de uma pessoa é a sua programação, ou o seu modo de ser preestabelecido, com relação às finanças.
         Quero apresentar você a uma fórmula extremamente importante, que determina como criamos a nossa realidade e a nossa riqueza. Muitos dos mais respeitados professores da área de potencial humano usam-na como base dos seus conhecimentos. Ela se chama Processo de Manifestação e tem a seguinte sequência:
P    -       S       -      A   =   R
         Pensamentos conduzem a sentimentos (emoções). Sentimentos conduzem a ações. Ações conduzem a Resultados.
         O modelo financeiro de uma pessoa consiste numa combinação dos seus pensamentos, dos seus sentimentos e das suas ações em questões de dinheiro.
         Como se forma, então, o modelo de dinheiro? A resposta é simples. Ele se constitui fundamentalmente da informação ou programação que a pessoa recebeu no passado, sobretudo quando era criança.
         Quais eram as fontes primárias dessa programação ou condicionamento? Para a maioria de nós, a lista inclui pais, irmãos, amigos, figuras de autoridade, professores, líderes religiosos, mídia e cultura, para mencionar alguns elementos.
         Vejamos a cultura. Sabemos que algumas sociedades têm formas próprias de pensar sobre o dinheiro e de lidar com ele, enquanto outras fazem isso de um modo diferente. Você acredita que a criança já sai do ventre da mãe com atitudes formadas em relação ao dinheiro ou que ela é ensinada a lidar com ele? Acertou: toda criança é ensinada a pensar e agir no que diz respeito às finanças. O memo vale para você, para mim e para todas as pessoas. Fomos ensinados a pensar e agir de determinada maneira no que se refere ao dinheiro. Esses ensinamentos se transformaram no condicionamento, que são todas as respostas automáticas que nos conduzem ao longo da vida. A menos, é claro, que sejamos capazes de intervir e rever os arquivos de dinheiro que temos na cabeça.
         Eu disse que pensamentos conduzem a sentimentos, sentimentos conduzem a ações e ações conduzem a resultados. Nesse ponto surge uma pergunta interessante: de onde vêm os seus pensamentos? Por que você pensa de modo diferente das outras pessoas?
         Os seus pensamentos têm origem nos arquivos de informações que você guarda nos compartimentos de armazenagem da sua mente. Mas de onde parte essa informação? Da sua programação passada.
         Para incluir esse entendimento, o Processo de Manifestação pode agora ser ajustado da seguinte maneira:

P     -        P       -     S     -       A    =   R

         A sua programação conduz aos seus pensamentos; os seus pensamentos conduzem aos seus sentimentos; os seus sentimentos conduzem às suas ações; as suas ações conduzem aos seus resultados.
         Mudando a programação, você dá o primeiro e indispensável passo para modificar os seus resultados.
         E como ocorre o condicionamento? Ele se estabelece de três maneiras principais em todos os campos da vida, inclusive no do dinheiro:

Programação verbal: o que você ouvia quando era criança?
Exemplo: o que você via quando era criança?
Episódios específicos: que experiências você teve quando era criança?

 -------------------------------------------------------------------------
Não seria assim a respeito de tudo? Não só com relação ao dinheiro, mas com relação a tudo que acreditamos, que valorizamos, respeitamos, odiamos, amamos, etc. Interessante demais!
Não concordo com muitas ideias desse autor, mas aquelas que, a meu ver, podem ajudar de alguma forma, colocarei aqui para quem quiser analisar comigo. 

Nenhum comentário: