terça-feira, 2 de agosto de 2011

GERENCIAR OS PENSAMENTOS

             O mundo dos pensamentos pode se tornar uma fonte de prazer ou de terror para o ser humano. A construção de pensamentos é multifocal e não unifocal. De acordo com a teoria da Inteligência Multifocal, isso significa que não apenas construímos pensamentos porque queremos construí-los, além disso, existe uma rica produção de pensamentos produzida por três outros fenômenos inconscientes:

GATILHO DA MEMÓRIA (autochecagem) - é o fenômeno que faz com que cada imagem ou som seja interpretado imediatamente, em milésimos de segundos. As imagens são checadas e identificadas em meio a milhões de outras imagens existentes na memória. Assim, temos consciência imediata dos estímulos exteriores. Sem esse fenômeno, o “eu” ficaria confuso, não identificaria as palavras, o rosto das pessoas, os sons do ambiente, a imagem da nossa residência, etc.
            Como o Gatilho da Memória pode nos prejudicar? Quando uma imagem ou som abre arquivos doentios e nos leva a ter medo intenso, bloqueios da inteligência, inseguranças, reações agressivas. Se nessas situações não gerenciarmos os pensamentos, ficaremos dominados ou paralisados por essas experiências negativas.
AUTOFLUXO - é o fenômeno que lê milhares de vezes a memória por dia e produz a grande maioria dos pensamentos do teatro da nossa mente. Produz os pensamentos que nos distraem, nos animam, nos fazem sonhar. Alguns viajam tanto no mundo das ideias que vivem distraídos, não se concentram. Sem esse fenômeno, morreríamos de tédio, solidão, angústia existencial.
JANELA DA MEMÓRIA - representa uma região da memória onde podemos ancorar, fixar a leitura (autofluxo) e construir pensamentos. Se a região onde se fixar a leitura for maravilhosa, poderemos produzir ideias fascinantes; se for doentia, poderemos produzir ideias dramáticas.
            Sem esses atores coadjuvantes, o “eu” não se formaria. Não saberíamos quem somos, não teríamos identidade. Antes de o “eu” começar a ter consciência de si mesmo, ele precisa de milhões de pensamentos arquivados na memória nos primeiros anos de vida. E quem produz esses pensamentos são os três atores coadjuvantes.
                                                                              GATILHO DA MEMÓRIA


                                                         AUTOFLUXO                             JANELA DA MEMÓRIA
                                                       Atores coadjuvantes
               EU
                                                                                      Ator principal
LIVRO:  “12 SEMANAS PARA MUDAR UMA VIDA”.         AUGUSTO CURY                          

Nenhum comentário: