GATILHO DA MEMÓRIA (autochecagem) - é o fenômeno que faz com que cada imagem ou som seja interpretado imediatamente, em milésimos de segundos. As imagens são checadas e identificadas em meio a milhões de outras imagens existentes na memória. Assim, temos consciência imediata dos estímulos exteriores. Sem esse fenômeno, o “eu” ficaria confuso, não identificaria as palavras, o rosto das pessoas, os sons do ambiente, a imagem da nossa residência, etc.
Como o Gatilho da Memória pode nos prejudicar? Quando uma imagem ou som abre arquivos doentios e nos leva a ter medo intenso, bloqueios da inteligência, inseguranças, reações agressivas. Se nessas situações não gerenciarmos os pensamentos, ficaremos dominados ou paralisados por essas experiências negativas.
AUTOFLUXO - é o fenômeno que lê milhares de vezes a memória por dia e produz a grande maioria dos pensamentos do teatro da nossa mente. Produz os pensamentos que nos distraem, nos animam, nos fazem sonhar. Alguns viajam tanto no mundo das ideias que vivem distraídos, não se concentram. Sem esse fenômeno, morreríamos de tédio, solidão, angústia existencial.
JANELA DA MEMÓRIA - representa uma região da memória onde podemos ancorar, fixar a leitura (autofluxo) e construir pensamentos. Se a região onde se fixar a leitura for maravilhosa, poderemos produzir ideias fascinantes; se for doentia, poderemos produzir ideias dramáticas.
Sem esses atores coadjuvantes, o “eu” não se formaria. Não saberíamos quem somos, não teríamos identidade. Antes de o “eu” começar a ter consciência de si mesmo, ele precisa de milhões de pensamentos arquivados na memória nos primeiros anos de vida. E quem produz esses pensamentos são os três atores coadjuvantes.
GATILHO DA MEMÓRIA
GATILHO DA MEMÓRIA
AUTOFLUXO JANELA DA MEMÓRIA
Atores coadjuvantes
EU
Ator principal
LIVRO: “12 SEMANAS PARA MUDAR UMA VIDA”. AUGUSTO CURY
EU
Ator principal
LIVRO: “12 SEMANAS PARA MUDAR UMA VIDA”. AUGUSTO CURY
Nenhum comentário:
Postar um comentário