quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O SONO E A SAÚDE: CONSUMINDO ENERGIA CEREBRAL ALÉM DOS LIMITES

            Pensar é bom, pensar demais é um problema. Muitas pessoas gastam energia excessiva pensando. Gastam tanta energia que, ainda que consigam dormir, o sono que possuem não é suficiente. Há pessoas que, devido à vida agitada e estressante que levam, precisam, não de oito horas bem dormidas, mas de nove ou dez.
         Se um sono razoável pode ser insuficiente, imagine a debilidade física e mental que um sono ruim pode causar. As doenças psíquicas são desencadeadas e expandidas quando a insônia golpeia a personalidade. As crises depressivas e ansiosas são normalmente precedidas e perpetuadas pela insônia.
         Em alguns casos, a depressão se apresenta com excesso de sono. Nesse caso, o excesso de sono pode ser tanto uma fuga dos estímulos estressantes diários como uma tentativa desesperadora do cérebro de repor a energia gasta pela hiperprodução de pensamentos negativos.
         Dependendo da qualidade do seu sono, você será uma pessoa agradável, tolerável ou insuportável. Se você anda explosivo ou impulsivo, reflita sobre a qualidade do seu sono. As pessoas insones irritam-se até com a própria sombra. Não suportam as tolices dos outros, falhas ou erros repetidos.
         Se a falta de um sono restaurador abala a inteligência e a serenidade dos adultos, imagine o que pode causar nos jovens. A juventude mundial tem dormido pouco e mal. Isso é muito grave.
         Os jovens que ficam até de madrugada na Internet poderão pagar caro a conta psíquica. Poderão se tornar inseguros, ansiosos, mal-humorados, sem metas, sem garra. Navegue na Internet, mas não se afunde. Administre seu tempo.
         Há pessoas que dormem pouco e se recuperam facilmente. O privilégio que possuem pode se transformar em desvantagem no futuro se elas não treinarem dormir o suficiente. Embora cada pessoa tenha uma necessidade, devido à agitação do mundo moderno, nós preconizamos que se durma oito horas diárias. Nos finais de semana, deveríamos dormir uma ou duas horas a mais. O SONO É O REATOR DA VIDA.

Augusto Cury - "12 semanas para mudar uma vida"



Nenhum comentário: