quinta-feira, 4 de agosto de 2011

FASES DO SONO ... zzzzzzzzzz...


Estágio 0 (zero) 

Significa que quando a pessoa vai dormir, ela ainda está, ou melhor,seus neurônios ainda estão em constante movimento e rapidamente, depois de 5 ou 15 minutos deitada, a pessoa começa a atingir a primeira fase ou estágio do sono. 

Estágio 1 (um) 
Nesse estágio a pessoa está dormindo, e a melatonina é liberada, fazendo com que haja o relaxamento dos músculos, ou seja, a pessoa está “dormindo” somente em 2-5%. 

Estágio 2 (dois) 
Nesse estágio a pessoa já dormiu de 45 a 55%, ou seja, ela reduz a atividade dos neurônios e os ritmos cardíacos e respiratórios diminuem, os músculos relaxam e a temperatura do corpo cai. 

Estágio 3 (três) 
Nesse estágio, o tônus muscular (quando o músculo que está em repouso, relaxado; imediatamente se contrai) diminui. Isso corresponde a 3-8% da totalidade do sono. 

Estágio 4 (quatro) 
Esse estágio é quando o sono atingiu totalmente a pessoa fazendo com que o organismo libere o Hormônio do crescimento, a leptina (responsável por fazer com que a pessoa ganhe massa durante o sono), e o cortisol (hormônio responsável pelo aumento da pressão arterial e do açúcar no sangue), corresponde a 10-15% do total do sono. Depois de todo esse processo a pessoa somente desperta pela manhã. 

Sono REM 
A pessoa apresenta baixa tensão nos músculos, exceto na boca, na língua e na cabeça. A partir daí a pessoa atinge 20-25% total do sono. É nessa fase que aparecem os sonhos.

Nenhum comentário: