quinta-feira, 2 de junho de 2011

AFINAL DE CONTAS O QUE É SER AUTOR DA PRÓPRIA HISTÓRIA?

            Se considerarmos a mente humana como um grande teatro, é possível afirmar que, devido à fragilidade do “EU” para atuar dentro de si, a maioria das pessoas fica na platéia assistindo passivamente a seus conflitos e misérias psíquicas encenados no palco. Precisamos sair da platéia, entrar no palco dos nossos pensamentos e emoções e dirigir nossa história.
            O que você faria se a relação com as pessoas que você ama estivesse em crise, se o encanto pela vida estivesse acabando e o prazer pelo seu trabalho estivesse se esgotando? Lutaria para reconquistar o que mais ama? Ficaria paralisado na platéia pelo medo e dificuldades ou entraria no palco e resolveria ser autor da sua história?
            Apesar da mente humana ser de indescritível beleza, a personalidade adquire conflitos com facilidade: complexo de inferioridade, timidez, fobias (medos), depressão, obsessão, síndrome do pânico, doenças psicossomáticas, rigidez, perfeccionismo, insegurança, impulsividade, preocupação excessiva com o futuro e com a imagem social. 
Alguns são controlados pelos traumas do passado; outros, pelas decepções do presente. Uns resolvem com facilidade suas dificuldades, outros perpetuam suas doenças psíquicas por anos ou décadas. Não aprenderam  a intervir no seu próprio mundo. Vivemos em sociedades livres, mas nunca houve tantos escravos no território da emoção. 

AUGUSTO CURY

Nenhum comentário: