sexta-feira, 18 de março de 2011

ENTENDENDO A DISCIPLINA ENSINO RELIGIOSO

   O QUE É RELIGIÃO?    RELIGIÃO deriva do termo latino "Re-Ligare", que significa "religação" com o divino. Essa definição engloba necessariamente qualquer forma de aspecto místico e religioso, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como característica fundamental um conteúdo Metafísico, ou seja, de além do mundo físico.
PRESENÇA DA RELIGIÃO EM TODA A CULTURA HUMANA
    Não há registro em qualquer estudo por parte da História, Antropologia, Sociologia ou qualquer outra "ciência" social, de um grupamento humano em qualquer época que não tenha professado algum tipo de crença religiosa. As religiões são então, um fenômeno inerente a cultura humana, assim como as artes e técnicas.     Tal como a Ciência, a Arte e a Filosofia, a Religião é parte integrante e inseparável da cultura humana, e sempre continuará sendo.

O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA
      É preciso deixar muito claro que o Ensino Religioso não pretende ser nenhuma experiência de fé, mas que precisa se manter para a sua própria razão de ser, sob o fundamento do conhecimento. O objetivo da disciplina Ensino Religioso é ajudar o aluno a se posicionar e a se relacionar da melhor forma possível com as novas realidades que o cercam. Primeiramente em relação aos seus limites e depois quanto às linguagens simbólicas.

   A Lei de Diretrizes e Bases abre espaço para um ensino religioso interconfessional. O artigo 33 diz:

 “O Ensino Religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental e médio, assegurando o  o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo”.
    No âmbito estadual, a resolução de 27/7/2001, do conselho Estadual de Educação, regulamenta este artigo e propõe um programa aberto:

“O ensino religioso nas escolas deve, antes de tudo, fundamentar-se nos princípios da cidadania e do entendimento do outro. O conhecimento religioso não deve ser um aglomerado de conteúdos que visam evangelizar ou procurar seguidores de doutrinas, nem associado à imposição de dogmas, rituais ou orações, mas um caminho a mais para o saber sobre as sociedades humanas e sobre si mesmo”.

   O Ensino Religioso é, portanto, uma questão diretamente ligada à vida, e que vai se refletir no comportamento humano.

3 comentários:

Anônimo disse...

Professora qual a razão para se estudar uma disciplina de cultura religiosa?

(a)O estudo das religioes permite ao acadêmico uma compreensão mais ampla de elemntos e aspectos que compoe a politica internacional, exemplificada por conflitos, atentados, querras, e até disputas eleitorais que sofrem por vezes a influencia da reliogisidade.
(b) Conhecer a cultura religiosa tem tambem implicações no turismo e lazer.
(c)O estudo das religioes pode favorecer o desenvolvimento pessoal do individuo, pois as mesmas poderão auxiliar na reflexão de varias das perguntas existentes do ser humano.
(d)O desaparecimento do fenômeno religioso está fadado a acontecer ainda neste século.

Profª Edilene Carvalho disse...

Caro anônimo, acredito que existam inúmeras razões para se estudar uma disciplina como essa - Ensino Religioso. Porém, dentro do que é proposto na lei federal e estadual, fica muito claro a preocupação com a questão da "intolerância religiosa". Acredita-se que o conhecimento sobre as religiões colabore para que as pessoas se respeitem mutuamente. Essa é a intenção do Estado. Seria mais ou menos assim: "quando eu conheço aquilo que o outro valoriza, acredita, a forma como cultua, as razões porque cultua e etc, eu tenho mais condições de respeitar sua religião e não tratá-lo com preconceito". Daí, uma das razões dessa disciplina é combater a intolerância religiosa. Agora, é claro que ela também favorece o desenvolvimento pessoal, porque é uma disciplina que envolve diversos outros campos de conhecimento como, filosofia, sociologia, psicologia, ética, etc.
Espero ter respondido sua pergunta! Obrigada por participar do nosso blog, seja sempre muito bem vindo!

Anônimo disse...

Parabéns pela resposta professa!!!