terça-feira, 14 de maio de 2013

O QUE É O ENSINO RELIGIOSO?


“Qual é a razão das aulas de Ensino Religioso? Tenho minha religião!”
Essa foi a pergunta de um aluno postada no conexão aluno. Quem sabe seja uma dúvida sua também.

Vamos responder essa pergunta mostrando primeiro o que o Ensino Religioso não é.

1-      O ER não é uma aula de boas maneiras. Muitas vezes cobra-se do professor de ER que mantenha a ordem, promova a disciplina e colabore para dar jeito “naquele aluno impossível”. Esse não é o papel do professor de ER nem da disciplina.
2-      O ER não é uma aula de História. Reduzir o ER à aula de História das religiões é considerá-lo desnecessário no currículo escolar.
3-      O ER não é catequese, doutrinação... Isso cabe às igrejas e grupos religiosos. Não é papel da Escola.
4-      O ER não é campo de guerra religiosa. Não é espaço para discussão de crenças religiosas. Isso é considerado “Proselitismo” na Lei, e é proibido principalmente para o professor dessa disciplina.  Proselitismo = atividade de convencer alguém a uma doutrina, ideia ou sistema.

Para explicar, então o que é o Ensino Religioso, vamos recorrer às leis que tratam desse assunto:

A LDB (Leis de Diretrizes e Bases da Educação) diz no artigo 33: “O Ensino Religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental e médio, assegurando o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.”

A resolução de 27/07/2001 do Conselho Estadual de Educação, regulamenta este artigo e propõe um programa aberto:  “ O Ensino Religioso nas escolas deve, antes de tudo, fundamentar-se nos princípios da cidadania e do entendimento do outro. O conhecimento religioso não deve ser um aglomerado de conteúdos que visam evangelizar ou procurar seguidores de doutrinas, nem associado à imposição de dogmas, rituais ou orações, mas um caminho a mais para saber sobre as sociedades humanas e sobre si mesmo.”

É preciso deixar muito claro que:
·         O Ensino Religioso não pretende ser nenhuma experiência de fé, mas que precisa se manter para a sua própria razão de ser, sob o fundamento do conhecimento.
·         O objetivo da disciplina é ajudar o aluno a se relacionar da melhor forma possível com as novas realidades que o cercam. Primeiramente em relação aos seus limites e depois quanto às linguagens simbólicas.
·         O Ensino Religioso é uma oportunidade a mais para a formação da consciência crítica do aluno diante da sociedade em que vivemos.

O Ensino Religioso é, portanto, uma questão diretamente ligada à vida,
e que vai refletir no comportamento humano.

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