“Qual é a razão das aulas de Ensino Religioso? Tenho minha
religião!”
Essa
foi a pergunta de um aluno postada no conexão aluno. Quem sabe seja uma dúvida
sua também.
Vamos
responder essa pergunta mostrando primeiro o que o Ensino Religioso não é.
1-
O ER não é uma aula de boas maneiras. Muitas
vezes cobra-se do professor de ER que mantenha a ordem, promova a disciplina e
colabore para dar jeito “naquele aluno impossível”. Esse não é o papel do
professor de ER nem da disciplina.
2-
O ER não é uma aula de História. Reduzir o ER à
aula de História das religiões é considerá-lo desnecessário no currículo
escolar.
3-
O ER não é catequese, doutrinação... Isso cabe
às igrejas e grupos religiosos. Não é papel da Escola.
4-
O ER não é campo de guerra religiosa. Não é
espaço para discussão de crenças religiosas. Isso é considerado “Proselitismo”
na Lei, e é proibido principalmente para o professor dessa disciplina. Proselitismo
= atividade de convencer alguém a uma doutrina, ideia ou sistema.
Para
explicar, então o que é o Ensino Religioso, vamos recorrer às leis que tratam
desse assunto:
A
LDB (Leis de Diretrizes e Bases da Educação) diz no artigo 33: “O Ensino Religioso, de matrícula
facultativa, é parte integrante da
formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das
escolas públicas de ensino fundamental e médio, assegurando o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil,
vedadas quaisquer formas de proselitismo.”
A
resolução de 27/07/2001 do Conselho Estadual de Educação, regulamenta
este artigo e propõe um programa aberto:
“ O Ensino Religioso nas escolas
deve, antes de tudo, fundamentar-se nos princípios da cidadania e do
entendimento do outro. O conhecimento religioso não deve ser um
aglomerado de conteúdos que visam evangelizar ou procurar seguidores de
doutrinas, nem associado à imposição de dogmas, rituais ou orações, mas um caminho a mais para saber sobre as sociedades humanas e sobre si mesmo.”
É preciso deixar muito claro que:
·
O Ensino Religioso não pretende ser nenhuma
experiência de fé, mas que precisa se manter para a sua própria razão de ser,
sob o fundamento do conhecimento.
·
O objetivo da disciplina é ajudar o aluno a se
relacionar da melhor forma possível com as novas realidades que o cercam.
Primeiramente em relação aos seus limites e depois quanto às linguagens
simbólicas.
·
O Ensino Religioso é uma oportunidade a mais
para a formação da consciência crítica do aluno diante da sociedade em que
vivemos.
O Ensino Religioso é, portanto, uma
questão diretamente ligada à vida,
e que vai refletir no comportamento
humano.
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