sábado, 9 de julho de 2011

DICAS DE ATIVIDADES
PARA AS FÉRIAS ...
SUA SAÚDE EMOCIONAL VAI AGRADECER!


CONTEMPLAR O BELO É:  extrair o prazer nas coisas simples; é educar a emoção para fazer das pequenas coisas um espetáculo aos olhos; é fazer de cada momento uma vivência mágica; é desvendar as coisas lindas, singelas que nos rodeiam; é descobrir o sabor da água, a brisa no rosto, o aroma das flores; é enxergar o que as imagens não revelam e perceber o que os sons não traduzem; é ver com os olhos do coração; é ser alegre mesmo sem grandes motivos; é ter agradáveis conversas com os amigos; é ler um bom livro, viajar por suas páginas, ouvir uma boa música, apreciar uma pintura; é navegar pelas águas da emoção...apaixonar-se pela VIDA.

Use a criatividade e treine contemplar o belo! Procure analisar se foi fácil ou difícil praticar as atividades que você escolheu, quais foram seus sentimentos, o que você aprendeu... anote tudo!

1- Faça um relatório das coisas belas que estão ao seu redor. Repare por exemplo: nos detalhes de um quadro de pintura, no nascer ou pôr do sol, na chuva, na anatomia das flores, folhas, árvores, no estilo da sua casa, no rostinho de uma criança, no comportamento das pessoas, etc.

2- Cuide de plantas. Escreva poesias. Leia um bom livro. Pinte. Cante. Dance. Brinque com uma criança, ou “como criança”. Converse com uma pessoa idosa, ouça suas histórias. Valorize as coisas que são aparentemente simples.

3- Exercite sentir-se uma pessoa bonita interiormente e exteriormente. Compre um presente para você mesmo! Dê um presente a alguém especial! Lembre-se: “A beleza está nos olhos de  quem a contempla”. Não seja escravo do padrão de beleza da mídia. Sinta-se bonito (a) !!!
 
4- Fique de vez em quando alguns minutos em silêncio contemplativo. Durante o trabalho, faça pequenos relaxamentos de um ou dois minutos e observe as coisas belas ao seu redor. 
Converse com Deus todos os dias! 


Texto adaptado do livro: "12 semanas para mudar uma vida"  Autor: Augusto Cury

Nenhum comentário: