segunda-feira, 4 de julho de 2011

ANSIEDADE E SINTOMAS PSICOSSOMÁTICOS


A ansiedade é um estado psíquico em que ocorre uma produção excessiva de pensamentos e emoções tensas. Os sintomas básicos são: irritabilidade, intolerância, insatisfação, instabilidade, inquietação, transtorno do sono e, às vezes, sintomas psicossomáticos, como dor de cabeça, gastrite, tontura, nó na garganta, hipertensão arterial, queda de cabelo, dor muscular.
Os sintomas psicossomáticos surgem quando a ansiedade não é resolvida. Ela é transmitida para o córtex  cerebral e vai procurar  algum órgão de choque. No coração gera taquicardia; na pele, prurido (coceira); nos pulmões,  falta de ar. Algumas pessoas têm mais facilidade para desenvolver  esses sintomas do que outras.
Hoje sabemos que os transtornos  psíquicos  podem desencadear uma série de doenças físicas, de infarto a certos tipos de câncer. Nossa emoção pode ser tornar um oásis para nossa vida ou uma bomba para nosso corpo. A escolha é sua. Administre-a.
Há uma ansiedade vital que é normal, pois nos anima a romper o conformismo, lutar pelos nossos sonhos, alimentar nossa curiosidade. Há outra destrutiva, que é crônica, intensa e bloqueadora. Que tipo de ansiedade você tem cultivado?
Há vários tipos de ansiedade: as fobias (medo desproporcional diante de um objeto fóbico), a síndrome do pânico (sensação súbita de que vai morrer ou desmaiar), o transtorno obsessivo compulsivo – TOC (ideias fixas acompanhadas, às vezes, de rituais ou comportamentos repetitivos), o transtorno de ansiedade generalizada – TAG (inquietação e irritabilidade acompanhada com freqüência de sintomas psicossomáticos), o estresse pós-traumático (ansiedade que se sucede aos traumas físicos e psíquicos, tais como perdas de pessoas, perda de emprego, divórcio, acidentes...).
Se uma dessas ansiedades envolvê-lo  em alguma curva da vida, não se desespere. Ela pode ser superada. Nada é irreversível na psique humana. Treine administrar sua emoção, reciclar seu estilo de vida, atuar dentro de si mesmo.



AUGUSTO CURY

Texto retirado do livro: 12 semanas para mudar uma vida.

Nenhum comentário: