segunda-feira, 4 de julho de 2011

RISCO DE SUICÍDIO

Importante: quando uma pessoa pensa em suicídio, na realidade, ela não quer matar a vida e sim sua dor. Quem pensa em morrer tem,  no fundo fome e sede de viver. Está procurando desesperadamente destruir a angústia e não terminar com sua vida. Muitos dos meus pacientes deprimidos que pensavam em suicídio deram um salto na sua qualidade de vida ao descobrir que, na realidade, não querem morrer, mas viver. Saíram da platéia, aprenderam a resgatar a liderança do “EU”. Deixaram de ser vítimas da sua miséria emocional.
Se você tiver parentes ou amigos com depressão e que estão sem coragem para viver, ouça-os sem criticar. Não lhes dê conselhos superficiais. Empreste-lhes o coração. Diga a eles que são fortes, que têm uma grande fome e sede de viver. Encoraje-os a procurar ajuda profissional.
Jamais devemos desistir da vida. Devemos enfrentar com humildade e ousadia as nossas perdas e decepções. Devemos diariamente criticar, confrontar, administrar nossas emoções doentias. Grite silenciosamente dentro de você.
Se você treinar administrar sua emoção, depois de alguns meses o resultado será fabuloso. Você viverá mais tranqüilamente, Terá mais encanto pela existência. A sensibilidade e a serenidade serão incorporadas paulatinamente em sua personalidade. Por isso, exercite ser o ator principal do teatro da sua mente.

AUGUSTO CURY
Texto retirado do livro: 12 semanas para mudar uma vida.

Nenhum comentário: