terça-feira, 22 de maio de 2012


ProuniPra que serve o PROUNI?:O ProUni – Programa Universidade para Todos – é um sistema criado pelo governo brasileiro destinado a dar bolsas em Universidades particulares aos estudantes que tiram uma média acima de 400 pontos (Nota mínima). Ou seja, o estudante que faz sua inscrição no ProUni e tira 400 pontos ou mais, começa a disputar uma bolsa em uma Universidade paga.A questão é o aluno entender que não é tão fácil assim! A disputa é acirrada, cada vez mais pessoas e pessoas tentam o ENEM e muitos se interessam pelo ProUni, pois a oportunidade de cursar uma Universidade particular é grande, dependendo da sua nota, é claro. O aluno precisa se preparar para as provas objetivas e a prova de redação – importantíssima, por sinal –, pois é a partir destas provas que sairá a média dele.
É importante o aluno entender que além do ENEM, ele está tentando o ProUni automaticamente, logo, foco é essencial para o aluno se manter concentrado em todas as fases, pois ao fazer o ENEM, você está decidindo também uma vaga numa faculdade particular com bolsa. A procura é grande!!!!
Há algumas exigências que o governo faz para o aluno conseguir bolsa pelo ProUni. E elas são:

  • O Ensino Médio TODO deverá ter sido cursado em Escola de Ensino Público.
  • O Ensino Médio TODO deverá ter sido cursado em Escola de Ensino Privado contendo bolsa integral.
  • O Aluno poderá ter transitado entre Escolas de Ensino Público e Escolas de Ensino Privado durante seu Ensino Médio, porém, deverá ter bolsa de 100% nas Escola(s) de Ensino Privado por onde passou.
  • O Aluno que tiver alguma deficiência.
  • E esta última exigência só é válida para os Professores de Ensino Básico em Escola(s) de Ensino Público e que tenha o título de permanentes na Instituição pública onde trabalha.
Informando que, o vestibulando NÃO precisa fazer a prova da própria Universidade que deseja entrar. O máximo que pode fazer – A pedido da própria Instituição – é um prova de nivelamento do Aluno em questão. E se você deseja estudar numa Universidade de Rede Privada mas não tem condições financeiras e se encaixa numas das principais exigências, o melhor caminho é tentar a vaga pelo ProUni.
 Maria Fernanda Olivetto

Nenhum comentário: