quinta-feira, 2 de junho de 2011

O IDIOTA E A MOEDA

          Conta-se que numa cidade do interior um grupo de pessoas se divertia às custas de uma pessoa taxada por todos como um completo idiota....
Um pobre coitado, de pouca inteligência,  vivia já há anos de pequenos biscates e esmolas.
Diariamente eles chamavam o moço ao bar onde se reuniam e ofereciam a ele a escolha entre duas moedas: uma grande de apenas 400 RÉIS e outra menor, mas de 2.000 RÉIS. Ele sempre escolhia a maior que valia menos.
E nisso se resumia a diversão da turma toda.
Certo dia, uma pessoa de bem,  moradora da cidade, querendo poupar o moço destas sessões de humilhação chamou-o e lhe perguntou se ainda não havia percebido que a moeda maior valia menos.
            _ Eu sei, respondeu o moço. "Ela vale cinco vezes menos, mas no dia que eu escolher a outra, eles não farão mais a brincadeira comigo e não vou mais ganhar minha moeda”.

Podemos tirar várias conclusões dessa pequena narrativa:
A primeira: .............................................Quem parece idiota, nem sempre é.
A segunda: ......................................Quais eram os verdadeiros idiotas da história?
A terceira: ..............Se você for ganancioso, acaba estragando sua fonte de renda.

A conclusão mais interessante é :
*A percepção de que podemos estar bem, mesmo quando os outros não têm uma boa opinião a nosso respeito. Portanto, o que importa não é o que pensam de nós, mas sim, quem realmente somos.

*O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante de um idiota que banca o inteligente.

*Preocupe-se mais com sua consciência do que com sua reputação.
Porque sua CONSCIÊNCIA, de forma maiúscula, é o que você é, enquanto sua reputação é de forma minúscula, o que os outros pensam de você.
E o que os outros pensam... é problema deles.
(Texto de Arnaldo Jabour)

EXERCÍCIOS PARA PRÁTICA DIÁRIA

1) Treine aprender a pensar antes de agir. Treine usar a ferramenta do silêncio nos focos de tensão (nos momentos em que você estiver alterado, nervoso... )
2) Todo ser humano, quando constrói um pensamento, é um grande artista, ainda que viva no anonimato. Jamais se sinta inferior às pessoas.
3) Nunca desista das pessoas que você ama e nunca desista de você mesmo.
4) Não seja um escravo dos seus conflitos. Tenha um “EU” lúcido e crítico, que sabe o que quer. Exercite diariamente sair da platéia, entrar no palco da sua mente, ser líder de si mesmo. Resgate a liderança do “EU”.
5) Enfrente com dignidade suas dores, dificuldades, angústias, humor triste, pensamentos negativos. Não tenha medo de suas mazelas psíquicas; mas, sim, receio de ser omisso, de não ser autor da sua história.
                                                                             Augusto Cury                                                                                

Nenhum comentário: