sexta-feira, 15 de abril de 2011

A INTERNET QUE VOCÊ PRECISA CONHECER


Você fez um vídeo e quer repartir com amigos. Como você faz? 



Você resolve gravar uma música e quer que todos a escutem. Qual é o caminho?

Você gosta de escrever e quer que leiam seus textos. E aí?

Poderiam ser feitas mais perguntas neste estilo e as respostas teriam sempre algo em comum: a Internet. Cada vez mais ela tem sido o caminho para se formar comunidades e trocar informações. 

Hoje as pessoas conversam pelo MSN, trocam ideias via fórum, falam com seus ídolos através de chats, se relacionam pelo Orkut, se conhecem em bate papos, escrevem suas opiniões em blogs, colocam seus vídeos no Youtube, suas músicas no MySpace e indicam os sites e as notícias que mais chamam sua atenção. Está tudo interligado. O mundo digital e a realidade estão cada vez mais misturados.

Aí surge uma nova pergunta: Você está a par das principais ferramentas que a web pode te oferecer no momento? Se a resposta é não, não se desespere. O Portal Conexão Aluno fez um pequeno roteiro com alguns dos serviços que você pode utilizar na internet.

AGREGADORES DE FEEDS
São páginas que permitem que você acompanhe a atualização dos sites preferidos, sem precisar visitar o site em si.

BLOGS
Sites para publicação de textos e fotos, com mensagens organizadas geralmente por ordem cronológica, com as mais recentes no topo da página. Nele, você pode contar seu dia-a-dia, se lançar como escritor ou apenas escrever o que bem entender.

Alguns exemplos:

Coloque uma sala de bate-papo no seu blog
Crie enquetes e coloque em sites/blogs:

BOOKMARKINGS
Páginas que permitem que você marque sites como seus favoritos. 
Alguns exemplos:
Del.icio.us http://del.icio.us

COMPARTILHAMENTO DE ARQUIVOS
Sites onde você pode colocar seus arquivos (Fotos, vídeos, áudios, docs etc) para que outras pessoas possam baixar. 

COMPARTILHAMENTO DE VÍDEOS
Sites que permitem carregar, assistir e compartilhar vídeos. O mais famoso de todos é o Youtube, que virou febre mundial.

Alguns exemplos:

HOSPEDAGEM DE IMAGENS
Sites onde você pode colocar suas fotos e compartilhar com seus amigos.

Alguns exemplos:
Image Shack - http://imageshack.us/
Scrap blog - http://scrapblog.com/

PLATAFORMAS WIKIS
Sites que podem ser alterados por todos que têm acesso. Entre os mais famosos está a enciclopédia livre Wikipédia, que é escrita por leitores. Também são usadas como plataformas para grupos trocarem ideias e discutirem projetos. 


PODCAST
Forma de publicação de programas de áudio, vídeo e ou foto pela internet. O nome vem da junção de Ipod (tocador de mp3 da Apple) com a palavra Broadcast (transmissão).

Alguns exemplos:
Criação e hospedagem de Podcast: http://www.podomatic.com

RÁDIO ON LINE
Sites onde você pode colocar sua música ou outros arquivos de áudio para que as demais pessoas escutem. Alguns funcionam como comunidades, caso do MySpace.

Alguns exemplos:

REDE SOCIAIS
Uma grande febre no Brasil. Estes sites permitem que amigos e pessoas com interesses em comum troquem informações e formem comunidades próprias. O mais conhecido aqui é o Orkut.


SITES DE BUSCA
Sites especializados em buscar e listar páginas da internet. As buscas são feitas a partir de palavras-chave indicadas pelo usuário.


TWITTER
Twitter é mais do que uma rede social, é um serviço de Micro-blogging, ou seja, um site que permite aos usuários enviarem pequenos textos via SMS, mensageiro instantâneo, e-mail, site oficial ou programa especializado. As atualizações são exibidas no perfil do usuário e enviadas a quem tenha assinado para recebê-las. 
http://twitter.com/

www.conexaoaluno.rj.gov.br/especiais-21f.asp

Nenhum comentário: