terça-feira, 13 de abril de 2010

SEMANA SANTA, PÁSCOA! ! MAIS UM FERIADÃO?!

Feliz Páscoa! Mas o que é Páscoa, é só mais um feriadão? Será que é apenas um dia de confraternização, de dar e ganhar chocolate?
Para quem gosta de história e da essência dos fatos ocorridos, vale à pena continuar a leitura...

Origem da Páscoa – Etimologia da palavra: “Páscoa” – vem do aramaico pasha, ou do hebraico pessach ( saltar, pular, “passagem” ). No livro do Êxodo (12:13-22) a palavra relaciona-se à noite em que Iavé (Deus), feriu os primogênitos do Egito e poupou (ou “saltou”) as casas dos hebreus, cujas portas estavam marcadas com o sangue do cordeiro.
Há alguns milênios (3,5) os judeus já comemoravam a Páscoa. Mas como? Jesus não havia nem nascido! É verdade. No início, as comemorações da “Páscoa” já eram nesta época do ano: março ou abril (primavera no hemisfério norte) inicialmente era para comemorar as colheitas. Era, portanto, a festa das colheitas.
E onde está a Páscoa Cristã? A nossa Páscoa, a morte e ressurreição de Cristo, ocorre exatamente neste mesmo período do ano. Jesus, após ser crucificado e morto, na época da festa da Páscoa judaica, pois ele havia ido à Jeruzalém para as comemorações judaicas do êxodo (ele também era judeu), ressuscita no 3º dia e aparece aos seus discípulos algumas vezes.
As Escrituras Sagradas dizem que O Filho de Deus se fez carne e veio habitar entre nós. E, após um pequeno período aqui na terra (3 anos) mostrou que nós somos eternos como Ele, mas que estávamos longe do Pai por causa dos nossos pecados. Por isso, Ele se entregou como um cordeiro sem mácula (defeito, pecado...como tinha que ser o cordeiro do sacrifício dos judeus), tomou o lugar de toda a humanidade e pagou, com o seu sangue, o preço pelo perdão dos pecados, recuperando assim, o direito de voltarmos a conviver com o Pai. A certeza de vida eterna com Deus, está no fato de Jesus ter ressuscitado, vencido a morte, e estabelecido um reino espiritual do qual pode fazer parte todo aquele que crer que Jesus é o filho de Deus, se arrepender e confessar seus pecados, reconhecendo e aceitando-O como seu salvador e dono de sua vida. Ele mesmo disse: “Eu sou O caminho, A verdade e A vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim”.

Assim, a Páscoa é, em suma, a comemoração da VIDA!

FELIZ PÁSCOA!

Texto de Benito Pepe (adaptado por Edilene Carvalho)
COLÉGIO ESTADUAL ABRAHÃO JABOUR

Nenhum comentário: