terça-feira, 29 de maio de 2012

quarta-feira, 23 de maio de 2012


"Vilã" nos vestibulares, redação pode fazer a diferença no Enem


A prova é dividida em quatro áreas do conhecimento, com 45 questões cada:


     - ciências da natureza e suas tecnologias;     - ciências humanas e suas tecnologias;     - linguagens códigos e suas tecnologias;     - e matemática e suas tecnologias.


A prova de redação, geralmente vista como "vilã" dos concursos, será cobrada no segundo dia de provas. Para obter uma boa pontuação, não basta ir bem em apenas uma das áreas, é preciso que haja um equilíbrio, inclusive com a redação.
Como o Enem é extenso, é bom ir bem descansado para a prova, para garantir sua concentração, especialmente no dia da redação. Diferente do restante da prova, ela não exige respostas certas, mas avalia o ponto de vista do aluno e seu poder de argumentação. O professor de redação do cursinho Anglo, Francisco Platão Savioli, salienta que ela demanda do estudante capacidade de operar com o conhecimento, para dar uma solução aceitável a um problema polêmico.Segundo o professor, os temas podem ser divididos em três grandes grupos. O primeiro é o homem com relação a ele mesmo, onde são explorados tópicos como sentimentos e busca da felicidade. O segundo aborda o indivíduo e a sociedade em que vive, tratando de assuntos como justiça social, atuação política e respeito às diferenças. O terceiro é a ligação entre as pessoas e o meio biofísico, em que os temas frequentes são as interferências no meio ambiente, a preservação dos recursos naturais e as energias alternativas.É importante ressaltar os principais erros cometidos pelos estudantes, entre os quais estão a pressa e, consequentemente, a falta de atenção na leitura, o que pode causar desvio do tema ou tangenciamento. Outro problema comum é a falta de argumentação, que é uma falha grave que pesa na elaboração da nota final. Além dessas orientações, confira abaixo dicas extras que o professor Platão preparou para o pessoal se dar bem na redação do Enem:


  1- Preste bastante atenção no enunciado, pois é preciso compreender exatamente o que está sendo pedido para não fugir do tema.


  2- Evite frases prontas ou ideias comuns, pois isso não demonstra um pensamento individual.


  3- Posicione-se diante do tema. Demonstre que é capaz de refletir sobre a questão e sustentá-la. Tão importante quanto se posicionar é ter uma boa argumentação. Portanto, quanto mais irrefutável for sua opinião, melhor.


  4- Utilize a norma culta, apropriada para esse tipo de texto. Tome cuidado com variações coloquiais da língua, pois isso pode prejudicar seu desempenho.


  5- Se você quer adquirir repertório para argumentar melhor, fique atento às notícias. Leia bastante jornais, revistas. Mas não aceite passivamete o que está escrito ou foi dito. Reflita sobre os assuntos para estimular o seu olhar crítico.


  6- O Enem avalia a capacidade do estudante de formular hipóteses de soluções para o problema proposto que não desrespeitem os direitos humanos. Por exemplo, se o assunto for uma reflexão sobre como acabar com a pobreza, não se aceitará como solução expulsar as pessoas de menor renda da cidade. 

Algumas dicas são básicas para os estudantes, como pegar exames anteriores para resolvê-los e, assim, familiarizar-se com o modelo. Dar mais atenção às matérias que menos sabe e, ao mesmo tempo, concentrar-se nos assuntos que mais têm relação com o curso que o candidato deseja costumam ser orientações dos professores de cursinho. "Lembre-se de ler jornais e revistas, pois assuntos da atualidade sempre podem aparecer ao longo do exame", destaca Luiz Carlos de Souza Domingues, professor de geografia do cursinho COC Ribeirão Preto.



Temas anteriores das redações do ENEM

1999 - o candidato que fez Enem teve de escrever uma dissertação sobre "Cidadania e participação social". Depois de selecionar os argumentos, era necessário escrever uma proposta de ação social.

2000 – Os direitos da criança e do adolescente foram o tema da redação. A proposta cobrava que o candidato se expressasse sobre como enfrentar as situações em que a infância é desrespeitada. 

2001 - Refletir sobre "desenvolvimento e preservação ambiental". A pergunta a que o candidato devia responder era: "Como conciliar os interesses em conflito?". No decorrer do texto, a banca exigiu que o estudante mostrasse respeito aos direitos humanos.

2002 - A política foi assunto da redação. O candidato devia escrever sobre o seguinte tema:"O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?". 

2003 - "A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?" O estudante recebeu textos analíticos sobre a violência, além de números sobre os investimentos do Brasil em segurança pública.

2004 - Com trecho da Constituição Federal, análise de especialista e de entidades da sociedade civil, o candidato tinha de fazer uma dissertação discutindo como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação.

2005 - O trabalho infantil foi a proposta de redação do Enem 2005. Na época, mostrava um gráfico, o número de crianças e jovens de 5 a 17 anos que trabalhavam no país somava 5,4 milhões. 

2006 - O poder de transformação da leitura foi o tema da dissertação. O candidato recebeu uma coletânea de textos falando da importância de ler. Sua única restrição era desenvolver uma redação que respeitasse os direitos humanos.

2007 - O respeito diversidade cultural foi abordado na proposta de redação do Enem 2007. O candidato era convidado a refletir sobre "o desafio de se conviver com as diferenças".

2008, a banca elaboradora do Enem deu três possibilidades de ação para preservar a floresta Amazônica. O candidato tinha de escolher uma delas e mostrar seus pontos positivos e negativos. As três possibilidades eram: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou ainda aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar.


2009-“O individuo frente à Ética”

2010-“ Trabalho na construção da dignidade humana”


2011 - O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio 2011, o Enem, é "Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado". Os textos de referência são os artigos "Liberdade sem fio", da revista "Galileu" e "A internet tem ouvidos e memória", do portal Terra. Há ainda uma tirinha do cartunista André Dahmer, da série "Quadrinhos dos anos 10".


Acesse o site: http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/ e veja algumas redações prontas.


Fontehttp://inocencioemacao.blogspot.com/2010/08/redacao-enem.html
FIES                                                                                  http://sisfiesportal.mec.gov.br/fies.html
Esse é o endereço do site sobre o FIES - Fundo de Financiamento Estudantil. Lá você fica por dentro de tudo, passo a passo.

terça-feira, 22 de maio de 2012


ProuniPra que serve o PROUNI?:O ProUni – Programa Universidade para Todos – é um sistema criado pelo governo brasileiro destinado a dar bolsas em Universidades particulares aos estudantes que tiram uma média acima de 400 pontos (Nota mínima). Ou seja, o estudante que faz sua inscrição no ProUni e tira 400 pontos ou mais, começa a disputar uma bolsa em uma Universidade paga.A questão é o aluno entender que não é tão fácil assim! A disputa é acirrada, cada vez mais pessoas e pessoas tentam o ENEM e muitos se interessam pelo ProUni, pois a oportunidade de cursar uma Universidade particular é grande, dependendo da sua nota, é claro. O aluno precisa se preparar para as provas objetivas e a prova de redação – importantíssima, por sinal –, pois é a partir destas provas que sairá a média dele.
É importante o aluno entender que além do ENEM, ele está tentando o ProUni automaticamente, logo, foco é essencial para o aluno se manter concentrado em todas as fases, pois ao fazer o ENEM, você está decidindo também uma vaga numa faculdade particular com bolsa. A procura é grande!!!!
Há algumas exigências que o governo faz para o aluno conseguir bolsa pelo ProUni. E elas são:

  • O Ensino Médio TODO deverá ter sido cursado em Escola de Ensino Público.
  • O Ensino Médio TODO deverá ter sido cursado em Escola de Ensino Privado contendo bolsa integral.
  • O Aluno poderá ter transitado entre Escolas de Ensino Público e Escolas de Ensino Privado durante seu Ensino Médio, porém, deverá ter bolsa de 100% nas Escola(s) de Ensino Privado por onde passou.
  • O Aluno que tiver alguma deficiência.
  • E esta última exigência só é válida para os Professores de Ensino Básico em Escola(s) de Ensino Público e que tenha o título de permanentes na Instituição pública onde trabalha.
Informando que, o vestibulando NÃO precisa fazer a prova da própria Universidade que deseja entrar. O máximo que pode fazer – A pedido da própria Instituição – é um prova de nivelamento do Aluno em questão. E se você deseja estudar numa Universidade de Rede Privada mas não tem condições financeiras e se encaixa numas das principais exigências, o melhor caminho é tentar a vaga pelo ProUni.
 Maria Fernanda Olivetto
Tudo sobre o Enem 2012sobre

As inscrições para o Enem são feitas em Maio/Junho.

A cada ano é esperado um número maior de inscrições pois o Enem é usado cada vez por mais universidades públicas e privadas em todo país, e engloba um número maior de utilidades a cada ano.
Ministério da educação (MEC) já informou que seu objetivo é chegar ao ponto de unificar todos os vestibulares do país no Enem, e transformar o Exame Nacional do Ensino Médio na única prova de vestibular no Brasil.
Enem é usado para conceder bolsas do Prouni – Programa Universidade para Todos – em universidades privadas, e também para entrar em universidades públicas, através do Sisu – Sistema de Seleção Unificada, ou como complemento nos próprios vestibulares tradicionais das universidades.
Outra coisa que alavanca o número de inscrições do Enem a cada ano é a possibilidade de se conseguir o diploma do Ensino Médio através da prova. Se o candidato tem mais de 18 anos, ele pode fazer o Enem e obter o certificado de conclusão do ensino médio, caso ainda não o tenha. Para isso, basta conseguir nota superior a 400 em todas as competências da prova.