quinta-feira, 19 de maio de 2011

JUSTIFICATIVAS PARA UM PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA

Por sermos uma espécie pensante, temos tendência de cuidar seriamente daquilo que tem mais valor. Cuidamos do motor do carro para não fundir, da casa para não deteriorar, do trabalho para não sermos superados, do dinheiro para não faltar. Alguns se preocupam com suas roupas; outros, com suas jóias, e, ainda outros, com sua imagem social.
Mas qual é o nosso maior tesouro?  O que deveria ocupar o centro de nossas atenções? O carro, a casa, o trabalho, o dinheiro, as roupas, as viagens? Não! A vida! Sem ela, não temos nada e não somos nada. E sem qualidade de vida, ainda que estejamos vivos, não temos sentido, encanto, saúde e prazer de viver.
Sem qualidade de vida, os ricos se tornam miseráveis; os fortes se tornam frágeis; os famosos vivem uma farsa. Mas será que cuidamos com seriedade da nossa qualidade de vida? Raramente.
Quem é mestre em administrar sua emoção? Muitos governam países, mas são controlados por suas emoções doentes. Quem é especialista em liderar seus pensamentos? Muitos dirigem empresas, mas são algemados pelos seus pensamentos. Sofrem por pequenos problemas e, o que é pior, por coisas que nunca irão acontecer.
Até psicólogos e psiquiatras, que são profissionais com a responsabilidade de cuidar da saúde dos outros, têm dificuldade para cuidar da sua qualidade de vida. Muitos exigem demais de si, trabalham excessivamente, não têm tempo para se dedicar àquilo que mais amam. São dedicados com os outros, mas são péssimos para si mesmos.
Olhe para sua experiência de vida. O que você tem feito para ser uma pessoa mais alegre, serena e segura? O que você tem feito para superar sua impaciência, ansiedade, irritabilidade?
Alguns jovens só conseguem perceber algo de errado em suas vidas quando se tornam adultos frustrados, cujos sonhos foram enterrados nos becos da sua história. Alguns pais só conseguem perceber sua crise familiar depois que suas relações com seus filhos são esfaceladas. Alguns profissionais só conseguem perceber que perderam o encanto pelo trabalho quando ficam deprimidos no domingo à tarde.
Observe que um barulho no carro nos perturba e nos faz ir ao mecânico, mas muitas vezes nosso corpo grita através da fadiga excessiva, dores musculares, dores de cabeça e outros sintomas psicossomáticos e não fazemos nada. Ele está nos avisando que estamos estressados e que precisamos tomar atitudes, mas não ouvimos a sua voz. Alguns só ouvem a sua voz quando estão num hospital  enfartados.
Nossa espécie está passando por uma crise sem precedente. Desenvolvemos uma tecnologia do lazer como nenhuma outra geração, mas não desenvolvemos tecnologia psíquica e educacional para nos transformar, para irrigar nossa emoção com prazer.
Há graves contrastes nas sociedades modernas que estão diante dos nossos olhos e não enxergamos. Protegemos nossas casas com grades nas janelas e com fechaduras nas portas, mas não sabemos como proteger nossa emoção contra as preocupações e dificuldades da vida.
Milhões de pessoas acordam cansadas, não aquietam sua mente, se tornam máquinas de trabalhar. São vítimas do sistema social, não param de pensar, não viajam para dentro de si mesmas.
Todos esses argumentos revelam a necessidade vital e urgente de um programa de qualidade de vida.
Augusto Cury  
(Retirado do livro: "12 semanas para mudar uma vida").

Você está convidado a, durante nossas aulas, fazer uma viagem ao fantástico mundo do funcionamento da nossa mente.  

ANALISE SEU PADRÃO DE QUALIDADE DE VIDA

A definição de qualidade de vida é abrangente e inclui saúde psíquica, relações sociais, educação, alimentação, moradia, ambiente de trabalho, espaço físico. A fome física e a falta de moradia são injustas e inumanas, mas há uma miséria psíquica e um desconforto emocional intenso não detectados pelos índices de pesquisas. 
Responda o questionário abaixo para fazer, parcialmente, uma avaliação da sua qualidade de vida. Conte quantos itens você marcou e confira o resultado logo abaixo.


Sintomas psíquicos

(  ) cansaço exagerado 
(  ) Perda do prazer de viver
(  ) Pensamento acelerado
(  ) Tristeza ou humor deprimido
(  ) Insônia
(  ) Falta de concentração
(  ) Excesso de sono
(  ) Sofrimento por antecipação
(  ) Esquecimento
( ) Angústia(ansiedade + aperto
    no peito
(  ) Desmotivação, desânimo
(  ) Agressividade
(  ) Diminuição do prazer   sexual
(  ) Sentimento de culpa intenso
(  ) Medo
(  ) Ideia de desistir da vida
(  ) Solidão
(  ) Baixa auto-estima

 Sintomas psicossomáticos


(  ) Falta de ar
(  ) Tontura
(  ) Taquicardia
(  ) Nó na garganta
(  ) Aperto no peito
(  ) Dores musculares
(  ) Prurido (coceira)
(  ) Gastrite
(  ) Hipertensão qdo está tenso
(  ) Diarréia qdo está tenso
(  ) Aumento do apetite
(  ) Diminuição do apetite
(  ) Excesso de suor
(  ) Choro ou vontade de chorar
(  ) Mãos frias e úmidas
(  ) Queda de cabelo
(  ) Dor de cabeça
(  ) Nenhum

 Os sintomas psíquicos têm um sistema de relação uns com os outros. Por exemplo: quem tem insônia, geralmente, tem uma série de outros sintomas, tais como fadiga excessiva, irritabilidade, esquecimento.

RESULTADO DO TESTE DE QUALIDADE DE VIDA

CLASSIFICAÇÃO  DA QUALIDADE DE VIDA

*  sem sintomas:                             qualidade de vida excelente
* 1 – 2 sintomas:                               qualidade de vida boa
* 3 – 4 sintomas:                               qualidade de vida regular
* 5 – 9 sintomas:                               qualidade de vida ruim
* 10 ou mais sintomas:                    qualidade de vida péssima

DEZ PRINCÍPIOS DA QUALIDADE DE VIDA

1- Cada ser humano é uma jóia única no palco da existência, uma obra-prima do Autor da vida;
2- Ninguém pode decidir mudar a sua história, só você mesmo;
3- Um ser humano saudável forma pessoas saudáveis;
4- A solidariedade e a tolerância são os fundamentos das relações sociais;
5- O amor é o fundamento da vida: quem ama nunca envelhece no território da emoção;
6- As perdas e os sofrimentos são oportunidades para nos construir e não nos  destruir;
7- Os fortes compreendem, os frágeis condenam. Os fortes reconhecem suas falhas, os frágeis escondem-nas;
8- Saber ouvir é tão ou mais importante que saber falar;
9- Quando discriminamos alguém, nós o diminuímos; quando supervalorizamos alguém, nós nos diminuímos;
10- Quanto pior a qualidade da educação mais importante será o papel da psiquiatria.  A educação é o alicerce da qualidade de vida.
Augusto Cury

segunda-feira, 2 de maio de 2011

PRÉ-VESTIBULAR PARA ALUNOS DA REDE ESTADUAL

A Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), está com inscrições abertas até o dia 16/05 para o processo seletivo do Pré-Vestibular 2011. São 3.600 vagas destinadas a alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio Regular ou 4º ano do Curso Normal na rede estadual de ensino.

Clique aqui e confira o edital.

O curso será realizado em 43 polos, espalhados por todo o estado. Veja os polos e o número de vagas para cada localidade.
FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI.
Fique atento! Após realizar a inscrição, o aluno deve encaminhar os seguintes documentos para um dos polos, conforme orientações do edital:
  • Cópia do CPF;
  • Cópia da carteira de identidade ou carteira de trabalho ou certidão de nascimento;
  • Cópia do comprovante de escolaridade;
  • Texto escrito de próprio punho e assinado, de no máximo 30 linhas, levando em consideração o interesse no Pré-Vestibular Social e tratando da história pessoal como estudante e planos futuros;
  • Cópia dos comprovantes dos rendimentos dos candidatos e dos residentes no mesmo domicílio;
  • Cópia integral da conta de energia elétrica mais recente. 

O processo seletivo será realizado nas seguintes etapas: triagem da documentação; análise de situação socioeconômica do candidato e dos demais residentes no mesmo domicílio; avaliação do histórico escolar e de projetos acadêmicos desenvolvidos pelo aluno. O resultado estará disponível no dia 03/06 e a confirmação da vaga será até o dia 06/06, no site da Seeduc.
As aulas, que vão do dia 11/06 a 16/12/2011, serão das disciplinas de  Língua Portuguesa, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História e Inglês. Os alunos receberão gratuitamente dois livros de cada matéria e contarão com serviço de tutoria a distância, de segunda a sexta das 9h às 21h. Clique aqui e veja o calendário das aulas.