segunda-feira, 19 de abril de 2010

O BARÃO DE ITARARÉ

No Curso de Medicina, o professor se dirige ao aluno e pergunta:

-Quantos rins nós temos?
-Quatro! - Responde o aluno.
-Quatro?!... - Replica o professor, arrogante, daqueles que sentem prazer em tripudiar sobre os erros dos alunos.
-Traga um feixe de capim, pois temos um asno na sala! - ordena o professor a seu auxiliar.
-E para mim um cafezinho! - Replicou o aluno ao auxiliar do mestre.
O professor ficou irado e expulsou o aluno da sala. O aluno era, entretanto, o humorista Aparício Torelly Aporelly (1895-1971), mais conhecido como o 'Barão de Itararé'.
Ao sair da sala, o aluno ainda teve a audácia de corrigir o furioso mestre:
-O senhor me perguntou quantos rins 'nós temos'.
'Nós' temos quatro: dois meus e dois seus. 'Nós' é uma expressão usada para o plural.
Tenha um bom apetite e delicie-se com o capim.

COMENTÁRIO
A vida exige muito mais compreensão do que conhecimento!
Às vezes as pessoas, por terem um pouco a mais de conhecimento (ou “acreditarem” que o tem) se acham no direito de subestimar os outros . . .
Viva a humildade !
E... haja capim!!!

Comentário de Max Gheringer - Rádio CBN.


Existem pessoas que realmente sabem dar respostas sábias às grandes questões sobre o mercado de trabalho. Aqui vai um pequeno resumo da entrevista com o famoso Reynold Remhn:
P: Ainda é possível ser feliz num mundo tão competitivo?
R: Quanto mais conhecimento conseguimos acumular, mais entendemos que ainda falta muito para aprendermos. É por isso que sofremos. Trabalhar em excesso é como perseguir o vento. A felicidade só existe para quem souber aproveitar agora os frutos do seu trabalho.
P: O profissional do futuro será um individualista?
R: Pelo contrário. O azar será de quem ficar sozinho, porque se cair, não terá ninguém para ajudá-lo a levantar-se.
P: Que conselho o Senhor dá aos jovens que estão entrando no mercado de trabalho?
R: É melhor ser criticado pelos sábios do que ser elogiado pelos insensatos. Elogios vazios são como gravetos atirados em uma fogueira.
P: E para os funcionários que tem Chefes centralizadores e perversos?
R: Muitas vezes os justos são tratados pela cartilha dos injustos, mas isso passa. Por mais poderoso que alguém pareça ser, essa pessoa ainda será incapaz de dominar a própria respiração.
P: O que é exatamente sucesso?
R: É o sono gostoso. Se a fartura do rico não o deixa dormir, ele estará acumulando, ao mesmo tempo, sua riqueza e sua desgraça.
Belas e sábias respostas. Eu só queria me desculpar pelo fato de que não existe nenhum Reynold Remhn. Eu o inventei.
Todas as respostas, embora extremamente atuais, foram retiradas de um livro escrito há 2.300 anos: o ECLESIASTES, Bíblia. Mas, se eu dissesse isso logo no começo, muita gente, talvez, nem tivesse interesse em continuar lendo. Acredita-se que o ECLESIASTES tenha sido escrito pelo Rei Salomão.
Muito apropriado para os tempos atuais!

terça-feira, 13 de abril de 2010

SEMANA SANTA, PÁSCOA! ! MAIS UM FERIADÃO?!

Feliz Páscoa! Mas o que é Páscoa, é só mais um feriadão? Será que é apenas um dia de confraternização, de dar e ganhar chocolate?
Para quem gosta de história e da essência dos fatos ocorridos, vale à pena continuar a leitura...

Origem da Páscoa – Etimologia da palavra: “Páscoa” – vem do aramaico pasha, ou do hebraico pessach ( saltar, pular, “passagem” ). No livro do Êxodo (12:13-22) a palavra relaciona-se à noite em que Iavé (Deus), feriu os primogênitos do Egito e poupou (ou “saltou”) as casas dos hebreus, cujas portas estavam marcadas com o sangue do cordeiro.
Há alguns milênios (3,5) os judeus já comemoravam a Páscoa. Mas como? Jesus não havia nem nascido! É verdade. No início, as comemorações da “Páscoa” já eram nesta época do ano: março ou abril (primavera no hemisfério norte) inicialmente era para comemorar as colheitas. Era, portanto, a festa das colheitas.
E onde está a Páscoa Cristã? A nossa Páscoa, a morte e ressurreição de Cristo, ocorre exatamente neste mesmo período do ano. Jesus, após ser crucificado e morto, na época da festa da Páscoa judaica, pois ele havia ido à Jeruzalém para as comemorações judaicas do êxodo (ele também era judeu), ressuscita no 3º dia e aparece aos seus discípulos algumas vezes.
As Escrituras Sagradas dizem que O Filho de Deus se fez carne e veio habitar entre nós. E, após um pequeno período aqui na terra (3 anos) mostrou que nós somos eternos como Ele, mas que estávamos longe do Pai por causa dos nossos pecados. Por isso, Ele se entregou como um cordeiro sem mácula (defeito, pecado...como tinha que ser o cordeiro do sacrifício dos judeus), tomou o lugar de toda a humanidade e pagou, com o seu sangue, o preço pelo perdão dos pecados, recuperando assim, o direito de voltarmos a conviver com o Pai. A certeza de vida eterna com Deus, está no fato de Jesus ter ressuscitado, vencido a morte, e estabelecido um reino espiritual do qual pode fazer parte todo aquele que crer que Jesus é o filho de Deus, se arrepender e confessar seus pecados, reconhecendo e aceitando-O como seu salvador e dono de sua vida. Ele mesmo disse: “Eu sou O caminho, A verdade e A vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim”.

Assim, a Páscoa é, em suma, a comemoração da VIDA!

FELIZ PÁSCOA!

Texto de Benito Pepe (adaptado por Edilene Carvalho)
COLÉGIO ESTADUAL ABRAHÃO JABOUR